Como analisar pessoas?

Olá, tudo bem com você? Já quis entender mais, sobre os outros? 

Bom, vamos começar entendendo um pouco mais sobre quem vos fala (ou escreve).

Meu nome é Vitor Santos, criador do canal Metaforando (conhece?). Tenho 24 anos de idade, e minha formação na área artística é em “Artes Cênicas”, e Ator teatral, porém, sou conhecido como “Scanner Humano”, pelas minhas habilidades de observação em Linguagem Corporal.

Possuo certificação nas áreas básicas de linguagem corporal (kinésica, gestos, proxêmica), e certificação avançada em “Microexpressões Faciais” (Na metodologia do sistema FACS – EMFACS). Estudo essa disciplina (LC) desde 2011.

Após algum tempo sendo uma pessoa com “Problemas de socialização”, por assim dizer, fui aprendendo mais sobre os outros, e observando se havia algo de errado comigo (quem nunca né?), e pude constatar que conceitos como “certo e errado” são praticamente inexistentes em Linguagem Corporal, pois quando se entende muito sobre o outro, e sobre como ele o interpreta, você pode faze-lo pensar que você é a melhor pessoa do mundo, e ainda assim, o estar manipulando.

Linguagem Corporal é uma disciplina que, antes de qualquer coisa, serve como potencializador da sua “lateralidade cotidiana”, por assim dizer, ou seja; sua noção (ou falta dela) sobre as pessoas ao seu redor, e como você se comporta perante elas. É também um estudo que abordas as causas e efeitos, que se sucedem sempre (sua expressão facial é a causa da expressão facial em outra pessoa, que repercutirá como efeito, uma expressão nova no rosto dela, que irá causar um afastamento do seu corpo, e isso será um efeito que causará um gesto pacificador na outra pessoa, e por aí vai…).

Convido você a embarcar nessa jornada comigo, enquanto vamos estudando juntos os principais temas de linguagem corporal, sempre se baseando em metodologias científicas.

Um abraço sem proxêmica íntima.

Vitor.

5 comentários em “Como analisar pessoas?”

  1. Oi Vitor!
    Sigo teu canal já faz um tempo e conheci o estudo da linguagem corporal faz muitos anos atrás através de uma série chamada O Mentalista, baseada nos livros do Paul Ekman. Já li um livro dele e acho fantástico o teu trabalho! Vc realmente consegue pôr em prática o que ele bolou muitos anos atrás!
    Futuramente pretendo fazer um artigo falando sobre comportamento humano e gostaria de usar teus vídeos (e postagens do blog agora!) como referencial teórico! Fico absurdamente feliz de saber que existem estudiosos dessa ciência tão incrível aqui no Brasil e que fazem um trabalho tão bom quanto o do próprio Ekman. Parabéns e muito sucesso!!

    1. Poxa, muito bacana ler teu comentário! Ekman é um marco muito inspirador, no campo das Emoções e das Expressões Faciais. Fique a vontade para usar o material do site/blog, canal e afins (e claro que para sugerir também, sou todo ouvidos!). Grato pelo apoio, e te desejo sorte nesse artigo, precisamos de mais pessoas pesquisando de maneira científica esse maravilhoso assunto!

  2. Eu estou fascinada nesse assunto! As vezes me pego tentando “ler” as pessoas, mas ainda tenho dificuldades… rsrsrs.

    Adoro o seu canal! Um beijo! ❤

Deixe uma resposta