OS 5 SINAIS DE UM LADRÃO ANTES DO ATAQUE

Olá pessoal tudo certo com vocês? Hoje vou falar como detectar sinais de Linguagem Corporal de uma pessoa violenta. Um bandido, um ladrão, um criminoso uma pessoa que quer te roubar ou quer cometer algum um tipo de violência contra você provavelmente vai demonstrar sinais corporais antes de cometer esse ato, fique atento a estes sinais.

Vamos para um assunto um pouco mais sério que é o comportamento violento no dia a dia, no cotidiano, geralmente desempenhado por pessoas que querem te atacar de alguma forma usando de violência física, violência sexual ou pessoas que querem te roubar, te assaltar fazendo uso da força.

Acho importante dizer que sempre que um criminoso em potencial tem o alvo e trava a mira em você o corpo dele vai começar a reagir para que ele possa encarar a situação de atacar, enfim ele vai precisar de hormônios como a adrenalina, cortisol e noradrenalina e isso vai trazer à tona nele algumas alterações não só fisiológicas mas também corporais que podem ser observadas por você minutos antes do ataque.

Eu reuni aqui 5 possíveis sinais de alerta que podem ocorrer e geralmente com uma frequência bem grande quando nós temos um contexto de violência cotidiana, quando você estiver caminhando pelas ruas, ficando bem atento aos seus arredores, o que eu espero que você sempre faça, Então você deve observar esses cinco sinais quando perceber um comportamento estranho em alguma pessoa que está por perto, fique em alerta e bem atento, se possível entre algum local onde tenha várias pessoas, um local movimentado e se conseguir fique próximo a autoridades policiais.

  1. O primeiro sinal, os olhos e a cabeça:  geralmente quando alguém quer praticar a violência premeditada ou quando alguém quer te assaltar a primeira preocupação dessa pessoa é se ela vai ser pega, então um dos primeiros sinais que um criminoso pode demonstrar antes de te abordar é olhar com grande frequência por cima dos ombros ou olhar em volta, então a cabeça dele vai começar a se movimentar horizontalmente girando para os lados os olhos vão começar a procurar em volta, exatamente isso, ele quer se certificar de que ninguém está vendo o que ele está fazendo.
  • O segundo sinal, o olhar direto:  esse tipo de comportamento de ficar olhando em volta é frequentemente intercalado com o olhar direto, em OCULÉSICA  a ciência que estuda as direções do olhar e as zonas de interesse visual é falado que os olhos descreve o meu interesse pessoal então isso é muito observado como por exemplo quando um homem vê uma moça bonita ele vai olhar para as pernas dela e em outras partes do corpo dela observando o que chamou mais a atenção dele, do interesse dele e isso acontece também quando você entra numa loja e tem vários livros vários filmes, logos os seus olhos vão direto naquilo que você se interessa mais, então se no meio da multidão uma pessoa começar a olhar diretamente para você várias vezes ou olhar sustentadamente significa que ela tem um interesse a mais em você isso funciona na paquera também.  Porem se esse olhar foi intercalado com olhadas por cima dos ombros e a cabeça se movendo lateralmente, a pessoa olha pra você, olha para os lados, olha pra você de novo olha para os lados muito provavelmente ela está se certificando de onde você está, porque você é uma vítima em potencial é o alvo dela e se ela está segura para poder atacar.
  • O terceiro ponto, o ombro: o famoso turtle-effect, que é o tencionamento bilateral dos ombros chamado de efeito tartaruga ele é utilizado muitas vezes na tentativa psicológica de se esconder. O indivíduo que quer cometer um crime fica olhando em volta varias vezes, mas ainda está um pouco inseguro e ele quer ter certeza de que ninguém está percebendo o que ele está fazendo então é comum que esse indivíduo comece a tencionar a musculatura do ombro, olhar em volta, começar a esfregar as mãos, tencionar mais os ombros e olhar pra você, e se você observar esse tipo de comportamento em um estranho que está te olhando diretamente fique atento.
  • O quarto sinal mãos: geralmente os gestos de uma pessoa queestá pensando em atacar podem variar deduas formas eles podem ser gestosmanipuladores ou seja a pessoa vai começar arrumar a própriaroupa , começar a esfregar asmãos a bater com a mão na perna, arrumar a calça, coçar a cabeça e isso acontece principalmenteporque quando a gente está ansioso paraexecutar alguma coisa algum movimentofísico, hormônios como a adrenalina vãopara as extremidades dos nossos membrosou seja para os nossos dedos para as nossasmãos e esse formigamento, esse excesso de fluxo sanguíneo também vai para as extremidadesdas mãos e começa a gerar a necessidade demovimento, junto com esses temos outros sinais o olhardireto também deve chamar sua atenção e você deve ficar atento e ainda um outro tipo de sinaltambém pode acontecer com as mãos de umcriminoso é a necessidade de que ele tem de escondê-las, o criminoso  pode pensar que ele guardandoas mãos para trás ou cruzando o braço ou enfiando as mãos dentro do bolso ou apenasfechando-as, tensionando as mãos  em volta estará escondendo as intenções dele, repito atenção é muito comum um criminoso antes de atacar enfiar as mãos no bolso, olhar em volta , fechar as mãos e colocar pra traz, fique muito atento também esses sinais das mãos.
  • O Quinto e último temos a Proxêmica: é a ciência que estuda a forma que a gente utiliza a distância entre outra pessoa para comunicar uma ideia, basicamente um mentiroso quer  garantir de que você não vai fugir dele e que ele vai conseguir atacar, muitas vezes esse criminoso pode tentar te contar uma mentira primeiro vai usar a famosa frase de abordagem usada por eles “amigo por favor que horas são?”  ai você vai perceber uma diferença entre ele e um mero civil que é a distância usada para esta abordagem, ele não vai ficar longe de você e não vai fazer a famosa distância social, que é de um metro e meio aqui no Brasil definido como distância pública, distância social, ao contrário ele vai sempre tentar chegar um pouquinho mais perto e geralmente intercalando com olhadas por cima dos ombros e vai ficar bem perto de você e assim vai conseguir te manipular te deixando sem reação de defesa, de reflexo você não vai ser capaz de executar nenhum movimento, o certo nessas situações sobre sua defesa pessoal é sempre esticar o braço ficar numa posição favorável de uma certa distância, meia de guarda para que você possa impedir que ele se aproxime, “ pode para ai”! Nunca deixar o indivíduo chegar próximo de você ou qualquer pessoa desconhecida que seja, porque se ela agir ainda mais com uma má intenção nem mesmo a sua ação, seu reflexo orgânico não vão ser suficientes para responder e deter esse indivíduo.

Bom pessoal espero que esse assunto venha agregar ao seu conteúdo e te ajude a ficar mais alerta aos sinais de perigo que todos estamos sujeitos em nosso dia-a-dia.

Vitor Santos

2 comentários em “OS 5 SINAIS DE UM LADRÃO ANTES DO ATAQUE”

  1. Amei ,muito válido para nossa vida ,nos ensinar a estarmos sempre alerta e atento aos detalhes ,faz toda diferença ! Quero aprender e ler mais e mais ,pode mandar muito !!!🙏🏻

Deixe uma resposta