Blog

Como Detectar Mentiras por Mensagens/Whatsapp

SER ENGANADO POR MENSAGENS NO WHATSAPP? NUNCA MAIS!

Olá pessoal tudo certinho com vocês? Hoje vou falar sobre um assunto deveras interessante para a maioria das pessoas. Será que é possível detectar mentiras e traição por mensagens de celular?

Sim! É possível descobrir mentiras da traição por mensagens no celular, mas vamos com calma, a primeira coisa importante é lembrar de que uma análise de linguagem corporal tem mais precisão, pois quanto mais canais você utiliza para a análise mais precisa ela fica, certo? É por isso que o protocolo SCANS cobre 6 canais.

E quando for uma mensagem de celular? Vejamos, se for uma mensagem de texto e tiver um áudio também você poderá contar com mais ou menos três canais, então é bom ter isso claro, de que a sua análise somente com esse material do celular; a mensagem, vai ficar um pouco defasada, pois você não estará cobrindo os 6 canais, você não vai ter, por exemplo, a visão facial nem o gestual da pessoa, você terá  a mensagem de texto e voz,  mas mesmo assim dá pra utilizar umas técnicas bem precisas para detectar esse comportamento desonesto até pelo whatsapp, acredite!

SENTA QUE LÁ VEM A HISTÓRIA!

O primeiro ponto que devemos nos atentar ao ler essas mensagens é o seguinte; o mentiroso, a primeira “coisa” que ele trabalha numa mentira, ou seja, quando ele quer realmente passar a impressão de honestidade, é a historia dele, então ele vai contar a história de vida dele, ele vai querer deixar essa história mais verdadeira possível entende? Pensando nisso pra que você “pegue no flagra”, a pessoa que você está tentando analisar, se esta te enganando nas mensagens do Whatsapp, será preciso que você a conheça bem e que você tenha um registro da linha de base dela, pelo menos de como ela fala com você no celular, antes mesmo de você começar a desconfiar dela (é necessário entender se essa pessoa está expressando algum sinal que realmente possa ser analisado, ou é o “natural” da pessoa, sem significados mais profundos). Se ficar em dúvida volte algumas mensagens de dias atrás e veja como essa pessoa falava, se ela era uma pessoa que mandava mensagem compridas, muitas mensagens, varias vezes ao dia ou suas mensagens eram curtas e grossa? Tipo: “sim”, “não”, “humhum”, “gostei” ou era uma pessoa que mandava apenas uma mensagem textão?

 CONHECENDO AS FERRAMENTAS CERTAS PARA O “PEGA NA MENTIRA”!

E por que é importante você saber isto? Porque geralmente quando as pessoas alteram a forma padrão delas de te responder isso pode significar que aconteceu alguma coisa ali, pelo menos uma alteração emocional não que seja especificamente mentira ok?  Mas é bom ter essa linha de base dela em mente, dito isso você também vai observar três canais do protocolo Scans pra esse tipo de análise: S -V- C, vou explicar como isso se aplica:

  • Styles of Interaction
  • Voice  
  • Content of verbal message

Primeiro canal (S), basicamente no S você vai observar o estilo da pessoa, se ela está falando mais rápido, mais devagar, se do nada ela começou a mandar mensagem. É interessante observar, primeiro ponto: o fluxo de tempo nas mensagens, por exemplo, se a pessoa sempre responde assim que você manda para ela a mensagem, você manda e ela responde, você manda e ela responde, mas no momento que você faz uma pergunta do tipo: “Onde você estava ontem em tal horário?”, “Você saiu com tal pessoa?” ou “Você ficou em casa ontem?”. Naquele momento específico da conversa a pessoa demora em responder, isso pode ser um ponto suspeito de alteração do estilo. A chamada alteração em S, e o segundo ponto em estilo de interação no canal S, é a quantidade de mensagens, mais uma vez se ela é uma pessoa que sempre responde com vários: “hahaha”, “kkk” e você faz uma pergunta sobre esse assunto em específico e ela “trava”, não responde mais nada, responde apenas um “sim”, “não” ou com “joinha”, desconfie. Terceiro ponto ainda em S, é RESPOSTAS EVASIVAS que basicamente responder sem responder, ou seja, você pergunta alguma coisa para pessoa e ela responde outra coisa, ou ela responde com uma outra pergunta, ou ela simplesmente não responde aquilo que você perguntou e entra num assunto novo. As EVASIVAS são pontos extremamente problemáticos, por exemplo, você perguntar para uma pessoa que você está ficando, se ela está se envolvendo com outra pessoa e essa pessoa vir com respostas do tipo: “hahaha você é louco da cabeça heim?! então me diz uma coisa o quê que você vai fazer sexta que vem?”, ou seja, a pessoa cortoutotalmente a pauta, pode ser um ponto desuspeita sim e vale ficar atento.

Segundo canal (V), de observação V, voz, e isso é específico para áudios, basicamente a gente tem o primeiro critério que é o volume vocal, ou seja, se você sabe que essa pessoa sempre manda áudio, é bom saber como que é o volume padrão dela, fala alto, baixo, rápido é tranquilo? Os áudios estão “rolando”, “Fala aí como é que tá a beleza cara?” e em determinado momento você pergunta uma coisa e a pessoa desconversa “não… não… então eu… eu gostei disso cara foi legal”, pois essa alteração de volume vocal especificamente as quedas de volume vocal podem ser também potenciais sinais associados à dissimulação, e quando a pessoa percebe captação do algo que ela não concorda, uma tendência subconsciente é diminuir o volume vocal, aquilo que não concordo muito geralmente eu falo um pouco mais baixo. Segundo ponto no canal V, é o TOM VOCAL, a gente entende na linguagem corporal que quando temos um pico de ansiedade isso pode estar geralmente associado à mentira e quando fabricamos a ansiedade momentaneamente, uma das tendências são a contração muscular e as pregas vocais que também são músculos, quando elas se encontram a gente fala mais fino, quando uma pessoa que tá mentindo em um determinado momento, ela vai contar uma mentira ela fala um pouquinho mais fino, então é melhor ficar atento a isso também, e se você observar principalmente queda no volume vocal e o tom da voz ficando mais fino, provavelmente essa pessoa estará tentando dissimular para cima de você.

Por último temos o canal C, conteúdo da mensagem verbalizada, primeiro ponto a destacar é o afastamento verbal, ou seja, quando a pessoa que está conversando com você do nada num contexto do whatsapp responde de maneira afastada. Então imagine uma pessoa próxima e vocês estão num assunto ali bem bacana, vocês sempre conversam assim de maneira mais intimista e de repente você faz uma pergunta X e essa pessoa fica extremamente formal tipo:” Não, olha só, veja bem não tive essa Intenção, não foi o que aconteceu não foi essa situação tal qual eu observei, blá blá blá “. Nossa, caramba você só perguntou se o cara viu a suanamorada na festa e respondeu dessejeito estranho? Lembrando que sempre bomter registro da linha base dessa pessoa e se ela já falou assim formalmente em outros momentos na sua linha de base padrão.

O segundo ponto em C é o potencial ATOFALHO, muitas vezes a pessoa está falando e ela não consegue se controlar e acaba expressando uma espécie de ato falho. É quando “sem querer”, ela acaba revelando algo que ela concorda e acredita, e é isso a pessoa se controla para não falar, o que ela acredita e, OPA! Escapa e acaba falando. Então nesta hora só nos resta dizer: Amigo, você foi Metaforado!

 Bom galera, então a dica de hoje é essa, foi uma dica básica sobre como detectar mentiras pelo celular/whatsapp, vale lembrar que não existe sinal da mentira, mas sim alguns pontos que podem aparecer durante mensagem que somando os canais chegamos a conclusões de incongruências, eu espero ter ajudado e que vocês tenham gostado, até breve! Valeu!

Um abraço – Vitor Santos

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Blog