Blog

DESCUBRA OS 9 MOTIVADORES DA MENTIRA:

Fala galera, beleza? Meu nome é Vitor Santos sou especialista em Linguagem Corporal, perito técnico das expressões faciais e criador do canal Metaforando. Hoje vamos falar sobre os motivos que nos leva a contar mentiras.

Você acha que a mentira é algo ruim?

Então me diga, você já mentiu em benefício próprio, mesmo que isso atrapalhasse os planos de alguém?

Você já mentiu pra ajudar alguém da sua família ou algum amigo, ou tipo quando toca o telefone e sua mãe fala: – “Diz que eu não estou!” ou “não é dela esse numero não, você ligou errado!”.

Existem vários tipos de mentira, pense agora nas quais você já contou, sim porque todos nós um dia, já tivemos que mentir em algum momento, e isso necessariamente não nos transforma em pessoas más ou pessoas oportunistas ou pessoas boas. Mas existem mentiras muito negativas como, por exemplo, você omitir uma traição, é uma mentira que pode prejudicar e muito, não só você como pessoas envolvidas. Porém existem mentiras que são capazes de ajudar outras pessoas, quer um exemplo? Você como o irmão mais velho e tem um irmãozinho que fez uma “arte” e vai apanhar, você vai lá e assume a “cagada” pra ele não levar umas chineladas, isso se você for um irmão camarada, senão você vai deixar o pobrezinho apanhar mesmo e vai ficar rindo dele.

Mas saiba que a mentira é um comportamento comum e natural do ser humano, algumas mentiras têm consequências negativas e outras não, mas mentir é tão comum quanto falar, conversar e quaisquer outras habilidades cognitivas e linguísticas do ser humano. Existem tipos de mentiras diferentes e com aplicações e consequências bem diferentes, após 50 anos de pesquisa o psicólogo americano Paul Ekman, que é o pioneiro nas pesquisas e analise de expressões e micro expressões faciais gerou um banco de dados com inúmeras informações sobre a mentira, analisando as principais motivações que os mentirosos de plantão tem quando vão contar uma mentira e resumiu de maneira geral 9 principais tipos de motivadores da mentira:

1 – EVITAR PUNIÇÃO: Esse tipo de mentira é mais comum nos homens do que nas mulheres e principalmente nas crianças, porque mentem pra evitar punição, de ser reprimido ao tomar advertência na escola ou uma nota baixa por exemplo, e até pra não brigar com a namorada as vezes omitimos coisas pequenas como ficar conversando com a professora bonitona de inglês no intervalo, sim omissão é um tipo de mentira.

2 – OBTER RECOMPENSA: Esse tipo de mentira é praticada para receber algo que não receberíamos caso não mentíssemos, isso é comum no mercado trabalho, as famosas Fake News, que facilita muito para quem quer passar uma informação falsa, ou colocar a culpa em alguém para receber uma recompensa no lugar dele, quer um exemplo? Na escola quando você quer ganhar a confiança da professora e “inventa” que outro aluno falou mal dela, com isso ela vai ficar chateada com ele, e claro, você ganha à confiança dela por ter contado aquela “mentira”.

3 – PROTEGER OUTRA PESSOA: Sim, proteger outra pessoa de algum tipo de punição, esse tipo de mentira é mais comum nas mulheres do que nos homens. Basicamente você mentir para proteger outra pessoa, como por exemplo, na escola quando a professora pergunta quem fez tal coisa? E mesmo você sabendo que foi seu amigo, responde a encarada dela pra você com uma desculpa de que não viu nada pra proteger seu amigo camarada e tem ainda aquela “salvada” no seu amigo que vai levar a bronca da namorada quando descobre que vocês foram num barzinho: “- Imagina! Nós em barzinho? Jamais esse dia ficamos jogando videogame como loucos e esquecemos do relógio.”

 

4 – PROTEGER OUTRA PESSOA DE DANOS FÍSICOS: esse tipo de mentira vai além da categoria, é quando nós queremos proteger realmente alguém de um dano físico, exemplo: você está numa festa e se depara com uma pessoa lá que não gosta nada de um amigo seu e pior, ainda está procurando “briga” com ele, dado um momento ele te aborda e pergunta, onde está fulano? E mesmo sabendo que seu amigo está no andar de cima ou no banheiro, você mente dizendo que não encontrou com ele naquela festa e diz até que talvez ele não vá pra evitar assim uma briga e seu amigo não sofrer danos físicos. Esse tipo de mentira também é comum em crianças, elas mentem pra ajudar os outros coleguinhas a não serem punidos de maneira física com umas chineladas.

5 – GANHAR ADMIRAÇÃO ALHEIA: quando uma pessoa mente pra obter benefícios em nível social à forma como ele vai ser visto por outras pessoas, essa mentira está associada a um critério do protocolo SCANS chamado S3, que está baseado na forma com as quais as pessoas percebem de como eu me visto, como eu coloco acessórios pra passar uma imagem, por exemplo, um crucifixo e se passar como uma pessoa religiosa, ganhando a atenção das pessoas por meio da manutenção da aparência, o Impression Management, ou seja, essa motivação da pessoa contar uma mentira e ganhar a admiração alheia, é uma rotina. Um ato recorrente em manipuladores sociais, sendo carismáticas porque acreditam que se elas conseguirem fazer você admirá-la mais fácil para conseguir oque elas querem, desde um abuso até um golpe. 6 – SAIR DE SITUAÇÕES SOCIALMENTE DESCONFORTÁVEIS: Bom esse é o famoso do cara que pensa que é seu amigo chegado (SQN):
“- Fala Vitor, beleza cara? Quero te convidar para minha festa vai set top e blá blá blá” (
mas você não quer ir de jeito nenhum) então diz:

“-Rapaz não vai dar mesmo eu …vou viajar”,
“- Mas eu nem te falei o dia”
 “- Quando será a festa?”
“- (dia tal)”
“- Ah eu vou viajar mesmo”
 
Basicamente quando a gente quer evitar algum tipo de embaraço social e não queremos falar a verdade acabamos mentindo.

7- EVITAR PASSAR VERGONHA: Esse tipo de mentira é muito comum em crianças e em pessoas com alto nível insegurança, por exemplo, uma criança que fez xixi na cama, quando a mãe perguntar porque a cama está molhada ela vai dizer que derrubou agua, ou saiu do banho molhada e sentou na cama enfim, vai mentir pra não se sentir envergonhada. Outro caso é quando a gente tropeça ou faz algo bem idiota como bater a cabeça no armário e você disfarça e dá varias respostas mentirosas pra não se sentir envergonhado.

8 – MANTER A NOSSA PRIVACIDADE: Esse tipo de mentira é quando você quer manter a privacidade sem demonstrar isso para os outros, às vezes estamos numa situação onde aquela pessoa é bem intima pra nos abrirmos, mas às vezes tem aquela pessoa que não é tão próxima pra você falar aquilo que você sente, mas você não quer magoá-la então acabamos mentindo inventando historias para não deixar a pessoa chateada e não perdermos a amizade. É o caso, por exemplo, de quando você toma algum tipo de remédio que socialmente é embaraçoso, ou realiza algum tipo de exame médico que pode ser socialmente embaraçoso de contar como a Colonoscopia.

9 – EXERCER PODER SOBRE OS OUTROS: Isso já está associado a um comportamento manipulador, mas basicamente é você mentir para conseguir exercer influência sobre outras pessoas. Esse tipo de mentira, infelizmente é muito comum e muito presente em casos de abuso infantil no qual os abusadores, mentem pra criança às vezes usando chantagens:” – Se você contar para os seus pais eles vão te abandonar e vão embora e você vai ficar sozinho”,
” – Se você contar pro seu pai e pra sua mãe eu vou ter que matar eles porque eles vão ficar bravos com você.” Ou seja, pessoas assim usam esse tipo de motivação da mentira para exercer poder sobre outros.  

 

Vale ressaltar que as pesquisas de Paul Ekman vão muito além dos 9 motivadores da mentira, ele tem em sua bagagem mais de 40 anos de pesquisas, ele e toda sua equipe do Paul Ekman Group e a EIA Group. Em resumo achei importante passar pra vocês esses 9 tipos de motivadores da mentira, para entendermos de uma vez por todas que mentira não é de todo só uma coisa ruim e que os mentirosos do bem existem por aí, vamos entender que mentira é apenas uma situação na qual nós possuímos conhecimento da versão verdadeira e por algum objetivo em mente omitimos aquela parte da historia pra contar da maneira que a gente quer que ela seja vista e percebida pelos outros.

Espero que vocês tenham gostado de entender mais sobre a mentira que não tem a perna tão curta assim. Até o próximo post pessoal!

Um abraço – Vitor Santos

 

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Blog