Blog

ESTEJA ATENTO AOS DETALHES COMO SHERLOCK HOLMES!

Fala galera! Sou Vitor Santos especialista em Linguagem Corporal, perito técnico das expressões faciais, certificado internacionalmente pelo Paul Ekman Group, investigador profissional pela CODI-SP e criador do maior canal de Linguagem Corporal do Mundo, o Metaforando. E hoje vou falar com vocês sobre como ser mais atento em seu dia-a-dia.

O QUE VOCÊ SERIA CAPAZ DE FAZER NA SUA VIDA HOJE SE PRESTASSE MAIS ATENÇÃO AOS DETALHES?

Você mudaria sua vida? Mudaria a vida de quem está em sua volta? Resolveria questões problemáticas? Ou até casos e mistérios?  Fique atento para essas dicas que vou te passar agora, pois elas serão valiosas para o seu dia a dia. Eu sempre falo de Linguagem Corporal e já usei muito em meu favor por exemplo, para conseguir atuação em comerciais de TV, embora nos testes desses trabalhos eu estava fora do perfil selecionado, eu usei a perspicácia para observar a linguagem corporal do diretor do teste e me beneficiar na hora do teste com as preciosas informações observadas sobre o que o deixava mais satisfeito nas atuações dos testes, e bingo, fui escolhido e peguei o comercial que me ajudou a pagar um semestre da minha faculdade de cinema em SP. Enfim através de meus estudos, conhecimento e formação em Linguagem Corporal, criei o CANAL METAFORANDO que é hoje o maior canal do Mundo em Linguagem corporal, onde analiso casos. Hoje as pessoas me marcam em vários casos polêmicos me indicando para analises dos mesmos.

ENTÃO CERTO DIA RESOLVI QUE SERIA MAIS ATENTO APRENDENDO COM SHERLOCK.

Em essência, basicamente o que tenho feito também é utilizar as técnicas de observação do meu ídolo, Sherlock Holmes, para poder analisar casos de forma científica, técnica e lógica e assim compreender o que se passa em cada situação, o fato de você prestar atenção em cada detalhe e no que está acontecendo em sua volta como o próprio Holmes, diz é o que faz toda a diferença em sua vida. Eu percebi que esse hábito de observar como Sherlock foi um grande diferencial em minha vida por assim dizer, foi o que de fato me colocou em uma capacidade de me sentir não só como uma pessoa apta e com habilidades acima da média, mas também como um ser humano comum, eu acho que isso não tem preço, quando você de fato sente que realmente conseguiu ajudar pessoas com suas técnicas.

Essas habilidades já me renderam segurança, pois é, já consegui evitar ser assaltado observando a Linguagem Corporal de pessoas suspeitas, quem acompanha meu canal já pôde conferir em diversos vídeos onde relato essas situações, em que observo uma Linguagem Corporal um tanto diferente, como aconteceu uma vez de uma certa pessoa desconhecida vindo em minha direção, olhando em volta, muito nervosa se coçando, se tocando,  se auto massageando, lubrificando os lábios com uma expressão intensa de medo e raiva, ao detectar esses sinais suspeitos, eu consegui mudar o caminho, consegui antecipar e mudar minha Linguagem Corporal pra transmitir uma postura diferente evitando assim um assalto ou uma abordagem violenta, de um indivíduo no mínimo mal intencionado.  Inclusive recebo e-mails de depoimentos de inscritos que acompanham meu canal contando como se livraram de assaltos, e de problemas com pessoas mal intencionadas em suas vidas, aplicando minhas dicas e observações que aprendi com minhas certificações em Linguagem Corporal e Micro Expressões faciais, além de ler e reler os ensinamentos do livro Sherlock Holmes, de Arthur C. Doyle.

Mas é lógico que não precisamos usar essas habilidades somente neste contexto (salvar-se) podemos, por exemplo, ajudar pessoas próximas de nós. Imagina você tendo essa capacidade em observar o que realmente as pessoas estão sentindo ao seu redor através de suas expressões e comportamentos, o que você faria? Como você poderia mudar a vida de alguém? Tenho um relato simples para destacar aqui. Algum tempo atrás fui ao banco com meu pai, pra resolvermos problemas rotineiros com o gerente da minha conta, e no trajeto que fizemos  a pé do carro até o banco, caminhando pelo centro da cidade, havia muitas pessoas circulando, aquela galera no horário de pico de banco, porém entre muitos um rosto me chamou atenção, quando passou uma menina com uniforme de escola, ela estava sozinha, ao passar por mim notei que a garota  estava com uma expressão de muita tristeza , aquilo foi um sinal tão gritante que fui acompanhando com o olhar ela passar por mim, meu pai falando outros assuntos, interrompi ele, e fui até ela perguntar se estava acontecendo algo e precisava de ajuda, a garotinha contou que havia se perdido dos pais, nesse momento a levei para as autoridades policiais que faziam ronda próximo ao local, e solicitei que ajudasse a menor e creio que teve um desfecho feliz.  Foi aí que me dei conta de que com minhas habilidades e conhecimento havia ajudado aquela menina de olhar triste e temeroso, e pensei, caramba! Que felicidade poder fazer algo mais com Linguagem Corporal, além de analisar vídeos de casos polêmicos no YouTube, e nem mesmo só pra me beneficiar, mas entendi que posso ajudar pessoas passando meus conhecimentos, sendo assim não parei mais de observar tudo ao meu redor e ajudar quando for preciso ser útil pra alguém, fazendo a diferença e acredite é mais gratificante poder ajudar do que ser ajudado.

Por isso que neste post no qual chegamos ao fim deste ano, um ano que não foi fácil pra ninguém, onde os verbos: superar, reinventar e acreditar foi uma constante pra nós, quero muito agradecer a todos que de alguma forma me acompanham em minhas redes sociais e quero também deixar um pedido pra que vocês pratiquem a análise, não só em Linguagem Corporal, mas num pensamento crítico, no geral um pensamento racional e lógico isso é primordial pra você saber como agir prestando atenção aos detalhes, para que em uma situação como a da garotinha, você possa estar atento e a postos para ajudar, pois a questão é utilizar o que você sabe, seja sua boa intenção, seu coração caridoso, seu espirito de liderança ou algum conhecimento em que você se formou, porém observando o máximo de detalhes  e usar desses recursos para ajudar pessoas ao seu redor, isso é de fato fazer algo com o coração e não apenas fazer por fazer, ajudar sempre que puder faz você sentir que está vivo e que você faz parte de uma coisa chamado: Planeta Terra, vida em sociedade.

Termino deixando aqui o relato pra vocês do que pude observar numa cena de um vídeo analisado: Um senhor num supermercado que se parecia muito com o Papai Noel, por usar uma enorme barba branca e ser gordinho, e também usava na ocasião uma camisa vermelha, se deparou com uma garotinha de aparentemente 3 anos que no mesmo instante acredita piamente que o velhinho era o verdadeiro Papai Noel, eu até penso que ele tinha alguma formação em Linguagem Corporal, pois ele observou que a garotinha estava levando a serio a presença do bom velhinho ali em sua frente, não era uma piada da parte dela e nem ao mesmo foi sua mãe quem disse ser o Papai Noel, o fato é que aquele Senhor percebendo a Linguagem Corporal dela, a felicidade dela em acreditar ser o Papai Noel, reproduziu o gestos dela, fez um espelhamento corporal e manteve ali naquele momento uma brincadeira como se ele realmente fosse o bom velhinho e foi gratificante pra ele alegrar o coração daquela criança.

Vejam, como eu falei, você não precisa ser um super herói e nem o Sherlock Holmes, seja você mesmo e quando se deparar com alguma situação em que você pode fazer a diferença, faça com amor, e aí? Bora então observar os detalhes e melhorar o dia de alguém?

Bem meus caros, desejo que em 2021 vocês possam ser mais observadores e possam ter o discernimento de usar suas habilidades pra fazer o bem, fazer algo de bom pra quem está ao seu redor, desejo que vocês sejam cada vez mais atenciosos (a) em suas observações, assim como Sherlock Holmes, e que possam usar suas habilidades para tornar desse mundo, um lugar melhor e não deixem de buscar conhecimento. Vamos “metaforar” muito em 2021!

Um Feliz 2021 cheio de saúde e conquistas para vocês!

Abraços – Vitor Santos

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Blog