Blog

KIRA: CINCO SINAIS DA MANIPULAÇÃO

Fala galera! Sou Vitor Santos especialista em Linguagem Corporal, perito técnico das micro expressões faciais certificado internacionalmente pelo Paul Ekman Group, investigador profissional pela CODI-SP e criador do maior canal de Linguagem Corporal do Mundo, o Metaforando. E hoje vou usar a ficção para falar com vocês sobre sinais manipuladores, pois nem o maior detetive dos mangás e animes o L, conseguiu descobrir o que estava acontecendo antes que fosse tarde demais.

Você já se sentiu tão enganado que ficou até difícil de acreditar que aquela pessoa fosse capaz de mentir daquele jeito? Já se desapontou com alguém, mas no fundo o seu instinto já havia lhe avisado que aquela pessoa não prestava? Pois é, infelizmente pessoas manipuladoras conseguem enganar as outras com uma facilidade muito grande por isso quero falar com vocês hoje sobre manipulação, eu sempre estou batendo nessa tecla porque acho primordial você saber se está sendo manipulado até mesmo por pessoas que você achava que eram de sua confiança.

MANIPULAÇÃO é relacionada às pessoas, pode ser definida como a arte de induzir com que outras pessoas façam aquilo que você quer por meio da persuasão, você convence elas de que a sua ideia é mais válida do que a ideia que elas tiveram por isso, manipulação, é importante dizer manipulação não é uma coisa ruim, você pode por exemplo, manipular informações e pessoas para ter finais positivos, no caso de você estar ajudando uma pessoa que está se recuperando de um trauma ou uma pessoa que tem problemas de sair de um vício e você quer que essa pessoa veja o problema dela com outros olhos, algo que vai fazer com que ela recobre a esperança e as forças. Algumas manipulações para elevar a autoestima pode ajudar uma pessoa a ter um resultado positivo que muitas vezes por conta própria ela não conseguiria ter.

Porém, agora eu quero falar de pessoas que utilizam da manipulação para obter apenas ganhos pessoais, ou seja, pessoas egoístas elas não conseguem ver uma pessoa como iguais e usa pessoas para obter seu prazer pessoal. Nesse sentido a manipulação é perigosíssima, e não tem exemplo melhor para falar sobre manipulação do que nosso queridíssimo Kira da série de anime e mangá DEATH NOTE, se você não assistiu a serie vou resumir aqui. O Death Note é um caderno que tem o poder de matar qualquer pessoa, quando alguém escreve neste caderno o nome correto de uma outra pessoa e pensa em sua fisionomia em sua face enquanto está escrevendo o nome, aquela pessoa vai morrer, basicamente o Death Note tem o poder de matar qualquer pessoa, e ai entra o Light Yagami, o personagem principal do Death Note. Ele encontra o caderno no pátio da escola e começa então a criar em sua mente uma espécie de “justiça” divina, desejando criar uma sociedade melhor, por assim dizer, matando apenas as pessoas más e deixando as pessoas boas vivas, ele cria então uma identidade pra realizar esse tipo de assassinato sobre o nome: KIRA .

Quem é Kira? Ele é o aluno número um do Japão, inteligente, carismático, possui reconhecimento social por seus esforços, um filho exemplar e obediente e um assassino extremamente organizado e metódico. O fato do Light, se sentir superior afinal, ele é um aluno muito brilhante que está ajudando uma investigação de policia internacional e até por se enxergar como “Deus”, é bem provável que ele tenha um comportamento narcisista, pela obsessão fixa dele em “limpar” o mundo, fazer a justiça, em exterminar os inimigos que estão lá fora esperando para serem finalizados. É provável que ele tenha um traço paranoico, tendo assim uma personalidade paranoica e narcisista, no qual a pessoa que pensa que há algo gigantesco, algo de errado que precisa ser combatido e é ela que tem as repostas e é a escolhida para resolver esse problema.

Comportamento similar ao do Kira pode ser observado, por exemplo, no Ted Kaczynski, o unabomber americano, ele era extremamente inteligente com um Q.I muito alto, sabia armar e desmontar qualquer tipo de explosivo e criou uma paranoia de que o avanço da tecnologia iria acabar destruindo a humanidade, e com isso ele mesmo criou bombas para explodir o governo americano pensando que desta forma ele iria parar o avanço da tecnologia, e salvaria assim os americanos. É uma paranoia e ao mesmo tempo narcisista.

Resolvi então mais uma vez, usar a ficção para explicar pra vocês traços de uma pessoa manipuladora como o Kira, e que pode estar ao seu redor na vida real, e vai ficar mais atento a esses sinais.

Dica importante: Distancia, e esse comportamento é encontrado em pessoas com transtornos antissociais e dificilmente elas mudam, como esse tipo de pessoa se sente superior e se veem sempre acima de todos que o cercam, seja por uma qualidade física ou moral. É comum que a emoção deles seja o desprezo, mesmo quando ouve alguém falando das dores delas ou conquistas, eles não ligam e sempre estampam a expressão de desprezo na face, caracterizada como elevações laterais no canto dos lábios.

No anime DEATH NOTE inteiro o Light, exibe desprezo, inclusive antes de matar a Naomi que era casada com um agente do FBI, e que ele havia acabado de matar. Pessoas com o perfil do Kira, tentam estabelecer o controle nas situações, então é comum que elas queiram liderar planos, como o próprio Ligth quis liderar a força da tarefa da polícia que investigava o Kira. É comum que essas pessoas manipuladoras tentem mudar os seus pensamentos e ideias, pra você acabar fazendo o que elas querem. Voltando pra ficção, como por exemplo, no episódio em que ele mata a Naomi, primeiro ela quer ir pra um outro lugar e ele convence ela por meio da persuasão a ir para o lugar que ele quer, então basicamente pessoas manipuladoras não abrem mão de ter o controle sobre qualquer situação, não aceitam outras direções e nem críticas opostas. É sempre o plano delas, a ideia delas que vale.

Rompantes emocionais quando são contrariados, o que isso quer dizer? Dificilmente essas pessoas aceitam que estão erradas, é praticamente impossível delas aceitarem que estão erradas em alguma coisa, sem culpar outra coisa, outro fator, tipo: “Ah se ele não tivesse feito isso… não tivesse feito aquilo… se isso não tivesse acontecido…” Então é mais comum que quando eles são contrariados a uma reação adversa, eles reajam emocionalmente, como uma “criancinha birrenta”. No primeiro episódio do DEATH NOTE o Ligth, tinha acabado de fazer seus primeiros assassinatos, estava treinando e aparece uma pessoa supostamente é o detetive L, e fala: “Kira, o que você está fazendo é mau!”, o Ligth fica contrariado, “Como assim?”, reage feito um revoltado mimado e começa a gritar, e vai no livro escreve o nome e mata o cara na hora. Quando o pai do Ligth está pra morrer, ele que porque quer o nome do Melow, ele praticamente surta com o pai dele, começa a gritar pedindo pra ele escrever o nome antes de morrer, porque naquela hora ele sabe que está perdendo o nome com a morte do pai ele fica descontrolado.

Passam a sensação de urgência, é comum que as pessoas manipuladoras sempre coloquem uma sensação de urgência nas situações: “Você precisa fazer isso logo… assinar isso.., comprar aquilo logo..”. Porque a urgência impede que você reflita naquilo que está acontecendo, ela quer impedir que você pense e pondere, é positivo é negativo? Não deixam você pensar, querem te pegar na hora, no susto, isso é observado em um episódio com a Naomi, quando o Kira começa a ficar desesperado e fala pra ela passar todos os dados dela, porque ele está com um policial na escuta, com o L no telefone, e tem que ser agora fala que é urgente e é assim que ele consegue os dados dela e a assassina escrevendo no caderno as informações que precisava para mata-la, então fique atento a este sinal.

Isolar as vitimas, eles tem uma tendência gigantesca a isolar a pessoa pra poder exercer maior controle e influência sobre ela, no anime consegui observar isso por exemplo, quando o Ligth começa a namorar a Misa, ele obriga ela a vir ficar com ele e morar na casa dele. Ele quer toda hora ela próxima dele, mas não porque ele a ama, mas sim para poder controlar as atividades dela utilizando a influência dele por sempre estar pro perto, controlando a mesma e moldando a mente dela do jeito que ele quer. Atenção pra vida real, a pessoa manipuladora quer te afastar da sua família, de seus amigos, não permite que você fique próximo de outras pessoas, pertença a um grupo, apenas no controle dela pois não quer deixar você refletir, e quer que você aceite apenas o que ela está falando e assim te domina e manipula do jeito que ela quer que sejam as coisas.

Bom galera, espero que vocês fiquem atentos quanto a esses sinais. Eu usei o DEATH NOTE, que é uma obra sem igual na ficção pra explicar pra vocês o comportamento de pessoas manipuladoras, mas na vida real elas podem estar ao seu redor, observem com atenção e na duvida, “não passem seu nome completo!”  Valeu mesmo, e até o próximo post.

Abraços – Vitor Santos

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Blog