Blog

COMO LIDAR COM PESSOAS VIOLENTAS? 3 SINAIS DE ALERTA!

Existem sinais que indicam que você está prestes a ser agredido por determinada pessoa, fique atento!

Hoje vamos falar de uma situação que aconteceu há alguns meses para tentar entender quais sinais, que ao detectarmos, devemos ficar em alerta para evitar agressões físicas. O caso a ser comentado aqui é de um homem que foi flagrado em público por câmeras de segurança agredindo uma mulher, ele se aproxima sorrateiramente caminhado atrás dela sem que ela o veja, agarra o cabelo da vítima e desfere golpes e a maioria das pessoas ao redor assistindo a cena, saíram de perto, fugindo da situação, isso é uma resposta muito comum, RARAMENTE alguém se envolve em situações de agressão ou violência, porem neste caso tiveram dois homens que foram pra cima do agressor e além de neutralizá-lo deram uma surra no valentão.

Agora vamos entender como é o comportamento de alguém que está prestes a cometer uma agressão com base neste ocorrido, apesar de a culpa ser do agressor e não da vítima há alguns sinais que nós podemos observar como cita o especialista Joe Navarro, que conforme observamos esses sinais podemos evitar o escalonamento de algumas situações de agressão física.

O primeiro sinal que chamou a atenção do perito Vitor Santos ao analisar o vídeo dessa agressão foi o olhar fixo, ou seja, o olhar de predador citado no livro “O Corpo Fala” de Pierre Well e Roland Tompakow que é uma postura de alguém que está “caçando” basicamente é a cabeça projetada pra frente a coluna cervical pra frente, como se lembrasse a imagem de um felino, um tigre, um leão caçando na savana, o olhar fixo é algo que nos remete aos nossos ancestrais primitivos de quando eles caçavam e precisavam ficar de olho na caça, era muito comum esse olhar neles, olhar fixo para suas presas, é o que acontece com uma pessoa que vai nos agredir fisicamente ela não consegue tirar o olhar do alvo, alguém que vai nos agredir dificilmente irá desviar o olhar da vítima, ao contrário vai olhar fixo, o perito pode observar no vídeo que o rapaz fica olhando fixo na mulher, ele esquece e ignora todo o cenário em sua volta e vai apenas em direção ao alvo dele que é a mulher.

FIQUE ATENTO E EVITE ATAQUES DE AGRESSORES: 

Então se você estiver em alguma situação e perceber que tem uma pessoa com o olhar fixo em você e ainda com os olhos arregalados, oque significa que ela está tentando, reter o máximo de informação visual possível, fique atento com essa pessoa. CUIDADO!

O segundo sinal é a movimentação acelerada, nesse vídeo analisado o perito observa uma movimentação acelerada que é o agressor andando muito rápido e chega até dar uma “corridinha” para poder pegar no cabelo da mulher e isso mostra que quando uma pessoa avança em nossa direção com a intenção de agredir ela já está com o enrijecimento muscular causado pelos hormônios como adrenalina, cortisol e catecolamina esses hormônios causam um pico de ansiedade oque dificulta com que ele fique parado, ou seja, uma pessoa que vai brigar ela não vai ficar parada diante da situação ela vai ficar agitada, se coçando, vai ter uma movimentação corporal atípica, mais acelerada, ela telegrafa por meio do nervosismo causado pelos hormônios que ela está tentando conter ao máximo, mas já vai explodir, e é basicamente isso que o agressor desse caso faz, ele está caminhando sorrateiramente atrás da mulher e começa acelerar, dá uma corridinha e ataca, foi observado que ele não consegue conter-se o ímpeto dele é muito forte, ele quer cometer a violência o mais rápido possível. Portanto, se você ver alguém vindo muito rápido em sua direção, CUIDADO! Vale dizer que existe um hábito que você pode ter no dia-a-dia para evitar ser vítima de agressores que é: SEMPRE OLHAR EM VOLTA, então… Vai entrar numa loja, vai sair de uma loja, vai entrar no carro, vai sair do carro? Olhe em volta primeiro, se você já identificou uma pessoa com movimentação acelerada ali você deve sair daquela direção, você muda o percurso e continue observando ao máximo.

E o terceiro sinal que é a redução de proxêmica, quando um predador social quer causar um dano físico, quando ele visa atacar alguém, uma das primeiras coisas que ele faz é reduzir a distância, Proxêmica, significa a distância entre uma pessoa e outra então um predador quer reduzir essa distância porque ele quer mandar em seu espaço, isso entra no contexto social que pra ele é quando domina seu espaço ele domina você, segundo quanto mais pessoal for a motivação dessa pessoa como, por exemplo, ela não gosta de você ou ela tem algo pessoal contra você, quanto mais passional for a motivação dela mais ela vai querer diminuir a distância porque uma agressão a facadas ou até mesmo socos e pontapés são golpes próximos, então quando o agressor tem raiva da vítima e quer transmitir uma mensagem passional ele tende a chegar bem perto, junto dela e golpear, resumindo, pessoa andando acelerada com olhar fixo em você, expressão “estraladona”, diminuindo cada vez mais a distância entre vocês naquele momento? Fica experto! Atento! Porque pode ser um agressor em potencial!

Vitor Santos – Metaforando

 Observou esses sinais? Evite vai para direção oposta dela, procure um lugar movimentado entra num comércio, fica um tempo conversa com os locais, fala oque está acontecendo exponha a situação, diga que está sendo alvo e não tente de maneira alguma seguir na direção do individuo, sempre fazer uma rota alternativa, outra dica é procurar andar por caminhos iluminados com fluxo de pessoas circulando, para evitar tais situações. Porque esse tipo de agressor quando quer cometer um crime, ele vai pensar duas vezes antes de fazer isso na frente de muitas pessoas e o principal, se não tem para onde “correr” mantenha o controle de distância, qualquer pessoa que vai falar sobre defesa pessoal, sobre luta no dia-a-dia vai repetir a mesma frase: CONTROLE DE DISTÂNCIA! Se possível dependendo da situação coloque uma cadeira entre você e o suposto agressor, feche a guarda, levante o ombro baixe o queixo pra não tomar um soco e desmaiar, estica o braço e diga: _Fique longe de mim! Crie essa distância para conseguir se defender e ainda aconselho que você pratique algum tipo de artes marciais para se preparar em situações de risco.

Krav Maga Caveira

Bom pessoal, vamos finalizando aqui com essas dicas de sinais de um agressor, fique atento sempre!

Abraços!

Transcrição Metaforando

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Blog