Sem categoria

“O que VOCÊ VÊ nessa imagem, revela seu caráter.”

Você acredita em testes de personalidade? O que nossa mente vê quando ouvimos o nosso nome? Vamos falar um pouco sobre esse assunto com uma colocação de Vitor Santos, que é especialista em Linguagem Corporal do canal Metaforando.

Considerando a pergunta sobre a imagem acima, gostaria que voce olhasse um pouco para ela e respondesse de fato para voce mesmo o que vê . Voce pode dizer que está vendo uma borboleta, você pode falar que vê talvez um animal, um morcego ou até mesmo uma ave, ou você pode dizer que vê uma imagem refletida em outra enfim.

O fato é que não existe resposta correta para essa imagem, ela se encontra também no livro ‘O teste de Rorschach” que é o famoso teste psicoexpressivo utilizado para avaliar a personalidade, desenvolvido por Herman Rorschach, provavelmente voce já viu ou ouviu falar do teste das “manchas” e já viu essas figuras em algum lugar.

O interessante é que como o ser humano PARA pra prestar atenção em algo que diz respeito a ele, quando voce viu o título desse texto, voce deve ter ficado curioso para saber do que se tratava, chegando a pensar: …”meu Deus será que se eu estiver vendo uma borboleta eu sou um psicopata? Em contrapartida, se estiver vendo uma ave eu sou uma pessoa facilmente manipulável?

E é aí que mora o X da questão, algumas pessoas se valem dessa curiosidade muitas vezes de querer saber quem ela é, repito, o ser humano tem essa busca dessa fragilidade emocional que nós temos de sempre prestarmos atenção quando alguém vai explicar algo sobre nós, que aos poucos acabamos cedendo e trocando o que faz sentido o que é lógico por algo que não é tão claro assim.

O teste de Rorschach tem sim, pesquisas e embasamento na área da psicologia, haja visto que até hoje ele é utilizado, mas o curioso, a meu ver, é como muitas vezes as pessoas partem da ideia de querer saber quem ela é para chegar em certos “achismos” tipo, desejando fazer o teste de personalidade e aceitando qualquer resultado venha de onde vier, e essa busca excessiva por qualquer viés de confirmação, ou seja, qualquer coisa que confirme algo que nós já estamos pensando pode nos levar a cometer vários erros na vida.

No livro“ O mundo assombrado pelos demônios” o próprio Carl Sagan diz que muitas vezes nós não temos certeza de quem realmente somos e dificilmente alguém vai ter 100% de certeza sobre isso, e essa insegurança gigante nos faz acabar se envolvendo e nos relacionando com certos assuntos e com certas pessoas, apenas para nos sentirmos confortáveis, preferimos muitas as vezes, uma mentira “quentinha” do que uma verdade fria.

Portanto, gostaria de falar com vocês sobre a importância de utilizarem a lógica quando estiveram avaliando uma questão, principalmente se essa questão venha a falar sobre voce, sobre como voce dever agir em situações assim ou assado, isso ou aquilo e blá blá blá, prometendo que no final sempre tudo dará certo.

Fique atento, pois isso é Balela! Praticamente a única coisa que temos 100% de certeza é que um voce vai morrer.

Então fica a dica, sempre avalie muito bem as informações que chegam até voce, pense em até que ponto voce está desesperado emocionalmente, ou num momento frágil da sua vida, por isso voce estaria propenso a “comprar” ou aceitar qualquer ideia, ou coisa que te disserem, deixando envolver-se a essas colocações.

Pense, reflita use sempre a “cabeça” a lógica, para tentar pensar se aquilo que está sendo apresentado para voce não está sendo benéfico só para aquela pessoa que está usando de pesuasão, ou se de fato voce realmente ganha algo com isso e se voce ganha o que é que está ganhando? É de fato palpável? Traz mudança positiva para minha vida? Isso que está sendo me apresentado faz sentido? Tem respaldo em quê? Tem validação científica? Quais são as fontes? Enfim, de modo resumido, fique atento!

Obrigado por lerem até aqui, um abraço!

Transcrição – Equipe Metaforando.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *