Você tem HONRA? Descubra…

Honra é um valor que poucas pessoas buscam e curiosamente só podemos ser honrados de verdade quando servimos outras pessoas.

Vitor Santos, especialista em Linguagem Corporal -canal Metaforando

Hoje vamos trazer uma reflexão pessoal sobre a honra na visão do perito Vitor Santos, especialista em Linguagem Corporal.

Pessoal como vocês podem observar na foto acima estou com uma espada do The Witcher ela é uma espada decorativa, ou seja, uma espada para treino, sem ser treino de impacto apenas treino de movimento.

Eu treino “Esgrima Histórica Medieval” e de vez em quando venho aqui nesse lago para fazer alguns movimentos com a espada.

 E existe algo no rema que é muito comentado quando voce vai estudar Esgrima que não só remontaria a espada Europeia, mas o fato que chama muito a atenção geralmente quando a gente vê um filme de cavalheiro ou de Samurai, ou quando vemos um filme como o Gladiador? Voce olha para aqueles personagens e voce sente algo neles, voce sente que eles têm uma coragem, uma confiança inabalável.

O latim tem uma palavra que descreve muito bem isso, VIRTUTEM do latim significa coragem e força, nós temos uma palavra que é muito associada a isso, quando voce lê sobre a filosofia marcial japonesa que quando voce olha para alguém e sente essa coragem, essa força da pessoa, isso é chamado de honra.

A honra curiosamente é algo que não é medido por nós mesmos, olha que interessante, podemos até afirmar que somos honrados ou que honramos nossa família, mas quem pode falar se nós somos pessoas honradas são todas aqueles que nos cercam, isso mesmo, as pessoas com quem a gente convive, então aqui farei uma colocação bem precisa; se voce quer ser uma pessoa honrada, e quiser saber o valor de ter honra, voce precisa honrar alguém, e mais, voce precisa servir alguém, ajudar outras pessoas.

O próprio conceito da palavra Samurai, mesmo que na foto eu esteja treinando com uma espada inglesa, uma espada Medieval, não tem nada a ver com a espada japonesa, mas enfim, o conceito da palavra SAMURAI significa; aquele que serve, o Samurai servia o seu mestre o seu Senhor de terra.

Então, trazendo essa reflexão para que voce se pergunte; _ porque eu gostaria de servir alguém, porque eu gostaria de honrar alguém? Quando voce serve uma pessoa, ou mais pessoas, voce realmente consegue sentir que o que voce fez trouxe benéficos para a vida daquelas pessoas, voce passa a sentir felicidade genuína de ser uma pessoa honrada, a honra ela pode ser um fardo um “peso” porque servir a outros nem sempre é fácil, eu que faço vídeos para a internet, tem dia que estamos sobrecarregados, cansados, com a cabeça cheia de informações, questões para serem resolvidas, mas acabamos sempre gravando para trazer conteúdos que possam agregar na vida dos que nos seguem nas redes sociais. E quando eu termino de gravar um conteúdo para postar a dopamina que eu sinto, não é só da missão cumprida de: “ah! consegui gravar mais um vídeo” não! A dopamina que eu sinto é de sentir-me útil de alguma forma, tem tantas informações ruins circulando, que penso que separar algumas mensagens de conteúdo que eu estudo, que eu acredito e que eu batalho, para virem somar nesse momento de pandemia, acaba sendo uma ferramenta útil que pode ajudar pessoas.

Quando voce começa a honrar outras pessoas, começa a colocar em prática a sua habilidade, voce não só vai perceber que voce vai aperfeiçoar qualquer que seja a sua habilidade de quando está servindo alguém, mas também a experiência de felicidade que voce sente sobre aquilo.

Sentir -se útil no meio de um grupo, de uma sociedade quanto a esse momento que nós estamos vivendo agora, nesta pandemia do covid19 , além de ser algo raro, pense bem, porque se voce não é médico linha de frente de covid19  pode até achar que não está fazendo nada de útil nesse momento e uma simples ajuda significa muito, não se menospreze, algo muito bacana é a sensação de honra em sentir que está honrando alguém, mesmo que essa honra comece servindo as pessoas da sua casa, com sua mãe, sua esposa, seu pai, seus filhos em coisas simples e rotineiras, ajude!

Sim, ajude lavando uma louça, recolhendo roupas, tirando a mesa enfim nesse tempo de home office isso conta muito mesmo. E veja como a sensação de poder ser útil nas pequenas coisas vai te trazer contentamento e voce terá honrado alguém, consequentemente as pessoas passarão a te enxergar como alguém digno de ser honrado e na minha vivência de vida HONRA é uma palavra que eu levo muito a sério, portanto agradeço a voce que leu até aqui, muito obrigado e até a próximo post.

  • (Baseado na série de livros Wiedźmin, do escritor polonês Andrzej Sapkowski, The Witcher se passa em um mundo de fantasia medieval e segue a história de Geralt de Rívia, um dos últimos bruxos restantes na Terra. Ele é um destemido andarilho e caçador de monstros, dotado de capacidades físicas sobrenaturais.)

Abraços – Transcrição – Equipe Metaforando.

Deixe uma resposta