
Quais os sinais de “Término de Relacionamento”?
É possível entender se o seu namoro ou casamento está chegando ao fim? Existem “Sinais de traição”?
Vamos entender um pouco mais sobre isso na opinião de Vitor Santos – Metaforando, especialista em Linguagem Corporal e perito técnico de Micro Expressões Faciais.
Em meio a tantas notícias de final de relacionamento entre os famosos, ficamos nos perguntando, será que é possível saber se um relacionamento está chegando ao fim e prever isso antes que aconteça? Segundo alguns psicólogos, sim, é possível!
Temos a opinião sobre esse assunto do Dr. Ph.D. em psicologia, John Gottmam, especializado em terapia de casais, afirma que existem sinais que podem indicar que seu relacionamento está chegando ao fim.
Para nortear essa nossa “conversa” vou citar o final de um relacionamento de 5 anos do Felipe Neto e Bruna Gomes, tirando todo aquele tititi que alvoroçou as redes sociais sobre esse assunto, vamos entender alguns sinais de que seu relacionamento está indo para o “The End.” Bem, o primeiro sinal que apontarei é o chamado “Stonewalling” (Muro de Pedra). Para definir isso vou me basear na notícia oficial que Bruna Gomes postou em suas redes sociais, dizendo que o término do seu namoro foi feito pelo Felipe, sem uma conversa franca, uma conversa olho no olho, uma conversa madura, mas que ele terminou com ela por telefone, justamente essa forma de tratar um fim de relacionamento afetivo por telefone, explica bem o primeiro sinal do término de um relacionamento o “Stonewalling” que significa: endurecer, tornar-se uma pedra ou algo como criar uma parede, uma barreira entre a comunicação do casal, evitando assim um diálogo e quando o parceiro (a) prefere optar por não ter uma conversa, tipo quando você chama seu parceiro (a) para conversar e ele simplesmente se recusa, criando assim um “muro” entre vocês. E a consequência de se levantar esse “muro” na comunicação e evitar sempre de terem uma conversa franca, acabam alimentando cada vez mais ressentimentos um do outro, e o resultado disso é que você vai juntando muitas coisas negativas que nunca foram faladas e o seu parceiro (a) também, e no lugar de uma comunicação franca, vai ser um término tão brusco e rápido que vai acontecer por telefone mesmo.
E para evitar isso, a recomendação do Dr. John Gottmam é: dialoguem! Isso é, estejam dispostos a participar das conversas de fato, as vezes estará sem “cabeça” para um diálogo, mas é importante voltar e abrir um diálogo franco entre o casal para tentar entender e praticar a escuta ativa, ouvir o que seu parceiro tem a dizer e no lugar de um “muro” entre os dois criar uma “ponte” deixando o parceiro(a) colocar as suas ideias e opiniões, para que vocês consigam chegar numa terceira situação, onde após trazerem suas opiniões resulte assim numa situação que beneficie ambos.
Outro sinal que acontece no término de um relacionamento é o ESTILO VERBAL DEFENSIVO, basicamente é quando entra uma divergência ou uma divisão de “mundos” e uma das pessoas responde a outra de maneira evasiva, ou seja, fica na defensiva e não ter um diálogo direto, a pessoa pergunta sobre o problema que eles estão enfrentando e o outro responde de maneira evasiva, por exemplo:
— Eu acho que você não gosta mais de mim, você está me traindo? (E ao invés da pessoa responder)
— Não, está tudo certo, não estou te traindo eu gosto de você. (Ela responde)
— Porque você acha isso? Eu tenho motivo para isso?
São as respostas defensivas, é quando a pessoa tem medo de se abrir, medo de ser criticado e atacado e tem medo de estruturar bem o ponto de argumentação, ela acaba fazendo manobras evasivas, respondendo algo sem de fato ser uma resposta ou devolvendo a pergunta que nos foi feita com uma outra pergunta.
O interessante e que agir assim também é uma forma da pessoa redistribuir a culpa, ela culpa de volta a pessoa que fez a pergunta. É uma forma do parceiro trazer a culpa para a outra pessoa, então a manobra evasiva, a DEFENSIVA PARAVERBAL, ela não funciona, pelo contrário, com o tempo ela só escala mais as tensões ela perde a possibilidade de o casal ter um diálogo franco e quando ela começa a ocorrer com muita frequência no relacionamento é como se fosse um bandeira de que a comunicação entre os dois não está bacana e se a comunicação não vai bem, logo será o fim.
No lugar disso o interessante é adotar uma postura franca, mais aberta, uma postura mais honesta e começar a falar de fato o que está se passando, começar a ser uma pessoa mais precisa em suas colocações. Muitas vezes a honestidade vai causar um grande desconforto no relacionamento, mas a médio e longo prazo acaba tendo vínculos mais longevos e então a ideia é: se algo te incomoda em seu parceiro (a), seja educado (a) e pratique comunicação harmoniosa, não violenta, mas fale a verdade, seja honesto, sincero com que você sente e comunique seu parceiro (a).
Outro sinal comum em situações de término de relacionamento são as EXPRESSÕES DE NOJO E DESPREZO. Quando você começa a ver com grande frequência que seu parceiro (a) demonstra expressões faciais de desprezo ou nojo, pode ser um grande sinal de que ele está cada vez menos pensando em você, cada vez mais se preocupando apenas com os objetivos dela e não está se importando se você vai ficar incomodado ou chateado com isso. Lembrando, as expressões de DESPREZO são caracterizadas por contrações unilaterais, em um dos cantos dos lábios, e a expressão de NOJO é caracterizada de forma bilateral nos dois lados da boca e nos dois lados da face, geralmente puxando o lábio superior e as laterais a região do suco nasolabial verticalmente para cima.
Essas duas expressões estão associadas a sentimentos egoístas, ou seja, a pessoa começa a se preocupar só com ela e despreza aquilo que ela acha inferior, sente nojo daquilo que ela não considera, quando isso acontece em alta frequência quando estão juntos pode ser um indicador que essa pessoa de fato já não está em um relacionamento em que ela compartilha, ela só está preocupada somente com ela mesma, e o parceiro passa a ser algo desprezível para ela. Lembrando, nenhum sinal é determinante, leve o contexto em conta e dialogue sem acusações.
E o último ponto, sendo mais um sinal em situações de término de relacionamento é o DISTANCIAMENTO FÍSICO E FALTA DE PROXEMICA INTIMA. Esse sinal pode também ter uma correlação no que a Bruna Gomes falou sobre o Felipe Neto, dizendo que o namoro deles de 5 anos foi terminado à distância e por telefone, eles não estavam próximos para terem uma conversa tão importante que é um fim de um relacionamento longo como o deles. Então, o que acontece é que quando os parceiros começam a ficar muito longe no sentido físico, a tendência é que o lado emocional também se distancie. Se você conhecer a ciência que visa estudar a proxêmica, que é a proximidade entre um corpo e outro para comunicar afetos, ou seja, quando eu gosto de algo e me importo com algo eu quero estar perto, próximo fisicamente daquela pessoa, gostar de sentar ao lado, ficar juntos numa festa, agora, quando não gostamos mais do parceiro a tendência é querer ficar longe fisicamente.
Portanto, se com muita frequência você observar em seu relacionamento que a pessoa com você e a todo momento querendo sair de perto, ficar longe, pode ser sim um sinal de que seu relacionamento está perto do fim. Mas vale ressaltar, sempre leve o contexto em conta, esses sinais não são determinantes, mas podem sim, te ajudar a analisar seu relacionamento, sempre com respeito com a pessoa com quem você está. Não é porque viu um sinal um dia e em um momento x que vai apontar o dedo, e já sair falando um monte de neuras, não observou um sinal, observou um conjunto de sinais que vem acontecendo com certa frequência, converse com deu parceiro (a), pergunte se está tudo bem, faça perguntas abertas, tente entender o que está acontecendo e não acuse jamais ninguém sem provas! Ta certo?
Obrigado por você ter lido até aqui, você encontra o vídeo dessa transcrição no canal Metaforando, busque pelo título desse post.
Um abraço e até o próximo post.
Equipe Metaforando.