Blog

Faça Pouco, MAS FAÇA! (sem perfeccionismo)

Você é perfeccionista? Quer fazer tudo perfeito? Entenda mais sobre como priorizar a “constância” invés da “perfeição”, e pare de sofrer por perfeccionismo.

Hoje vamos trazer uma reflexão pessoal sobre querer sempre fazer tudo perfeito, na visão do perito Vitor Santos, especialista em Linguagem Corporal.

Vitor Santos- Metaforando

“Muito bem! vou falar aqui sobre a minha visão pessoal de quando digo essa frase: _ Faça pouco, mas faça! Talvez isso soe um tanto quanto diferente daquilo que estamos acostumados a ouvir no dia -a dia, até parece que a frase é o contrário do que eu digo, tipo; se esforce, dê o seu melhor, faça o máximo que você puder! E eu também concordo que devemos dar o nosso melhor e esforçarmos o máximo para atingir objetivos traçados, o problema é que pensamos muitas vezes que só podemos fazer algo, se fizermos perfeito toda vez que tivermos que fazer uma ação em prol a nossos objetivos, e isso a um dado momento, se mantermos essa mentalidade acaba se voltando contra nós, porque acabamos desenvolvendo uma espécie de lema mental que seria algo como: “Perfeito ou nada feito!”

Essa ideia acaba sendo uma grande questão problemática; acabarmos confundindo o “dar o meu melhor — ser perfeito”, assim poderemos criar problemas para nossa “cabecinha”. Uma das pessoas que eu mais admiro em questão de produtividade e organização e que tem um alto controle emocional o Dr. Jordan Peterson, em seu livro “12 REGRAS PARA A VIDA” ele traz um exemplo prático, contando o caso de um paciente dele que já tentara várias vezes começar uma dieta para perder peso, esse paciente relatou que começava sempre  suas dietas com entusiasmo chegava até perder uns quilos, ficava animado em continuar, mas chegava num determinado ponto do seu objetivo ele começava a “furar” um dia, no outro, no outro também e a hora que ele via já estava de volta a velha rotina com alimentação errada, doces etcs. Então esse paciente perguntou ao Dr. Jordan de como ele poderia ter mais constância e êxito para cumprir uma rotina que o levasse a emagrecer como desejava. Agora quero lhe dar uma dica, guarde bem essa palavra: CONSTÂNCIA, se você que quer atingir suas metas, ter mudanças reais e significativas e com isso começar a se sentir mais satisfeito.

O Dr. Peterson reforçou para o paciente que o problema dele era falta de constância e deu-lhe a seguinte orientação. Se você quer se exercitar toda semana, vou te explicar como ter constância, assim perguntou ao paciente quanto tempo ele tinha livre por semana, o mesmo respondeu ter 50 minutos na semana, o Dr. Peterson então falou ao seu paciente para começar a se exercitar 10 minutos por semana fazendo 2 minutos de exercícios por dia, ressaltando que o importante era que ele assumisse um compromisso de cumprir essa orientação fazendo os exercícios diariamente naquela semana. O paciente tentou argumentar dizendo ser pouco já que ele teria 50 min livre na semana, mas o Dr. Peterson não retrocedeu, somente pediu que ele mantivesse a constância e fizesse dessa forma nessa primeira semana assumindo um compromisso de cumprir APENAS os 2 min e parar os exercícios exatamente nesse tempo, explicando que assim ele treinaria a sua própria mente. E assim aconteceu, o paciente cumpriu o combinado, na segunda semana fez 5 min por dia, e assim sucessivamente, ao passo que o paciente respeitando essa forma em que ele decidira fazer um pouco a cada dia, em determinado momento ele já estava fazendo uma hora de exercícios diários sem falhar um só dia.

Agora eu te pergunto, qual é a ideia por trás dessa estratégia usada pelo Dr. Jordan Peterson? Você já deve ter entendido, não é? Quando você se determina a fazer algo, um pouquinho por dia, mas vai fazendo TODOS os dias você mostra para sua “cabecinha” que não precisa ser perfeito e o que importa de fato é a CONSTANCIA, fazer sempre um pouco por dia, todos os dias, não caia nesse pensamento que tem que ser perfeito em tudo sempre, isso pode lhe trazer uma dor de cabeça que você não precisa.

Por isso que comecei e terminarei esse post com a frase: FAÇA POUCO, MAS FAÇA!”

Obrigado por ter lido até aqui, um abraço e até o proximo post.

Transcrição – Equipe Metaforando

Você também pode gostar

2 Comentários

  1. Adoro o seu canal no You tube. agora é que descobri que tb existe Blog e cursos. Bjs de Portugal.

  2. ate agora perfeito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Blog