Blog

5 TIPOS DE APERTOS DE MÃO E SEUS SIGNIFICADOS

Quais são os tipos de apertos de mão mais comuns? E quais seus significados na Linguagem Corporal?

Pelo especialista em Linguagem Corporal Vitor Santos do canal Metaforando.

Antes de falarmos de aperto de mão, vamos entender do que se trata esse gesto de apertar a mão, afinal de contas porque as pessoas começaram com esse hábito?

Uma grande evidência, muito antiga, na prática é uma imagem gravada no trono do antigo Império Assírio, no século VIIII antes de Cristo, que mostra dois homens apertando as mãos. Uma informação contextual muito interessante, é que naquela época uma pessoa só apertaria a mão de outra se fosse para resolver um conflito ou selar um acordo.

Por se um gesto milenar a origem exata é incerta, porém muitos historiadores acreditam que os governantes estendiam a mão como uma forma de mostrar que ela estava vazia, sem armas, era pra dizer que estava tudo bem, tudo em paz, que não iria apunhalar aquela pessoa pelas costas. Inclusive, o ato de sacudir a mão era também uma forma de mostrar que não existia nenhuma “Adaga” escondida nas mangas da outra pessoa.

Portanto, inicialmente pode-se observar o aperto de mão como um sinal de segurança e ao mesmo tempo um sinal associado a acordos, contratos e até mesmo legislações que ocorreriam entre governantes.

E até hoje, acabamos usando o aperto de mão como uma espécie de rito para demonstrar paz ou até mesmo cortesia, reconhecendo a presença de alguém. E dito isso, nós precisamos ficar atentos aos principais apertos de mão.

O primeiro tipo é o DOMINADOR, geralmente é o aperto de mão utilizado para estabelecer dominação, marcar território, demonstrar autoridade ou superioridade. Ele acontece basicamente quando uma pessoa aperta a sua mão com muita intensidade, e com a palma da mão virada para baixo, ou seja, ela vem com a palma da mão por cima pegar a tua mão como se fosse uma marionete. Esse aperto de mão costuma ocorrer também com a postura elevada, e assim a pessoa se aproxima mais ou puxa você pra perto dela nesse tipo de aperto de mão dominador. Temos vários exemplos disso tanto entre os políticos, quanto nos famosos.

O segundo tipo é o SUBMISSO, basicamente é o aperto de mão que demonstra sensações de inferioridade ou uma certa sensação de que você está abaixo da pessoa com quem está se relacionando. Esse aperto é caracterizado pela palma da mão virada pra cima, diferentemente do aperto de dominação, aqui a mão está virada para cima como se fossemos pedintes e estivéssemos esperando alguém nos oferecer algo. E também é comum que o aperto de mão submisso não tenha muito tônus, e que a pessoa que está realizando esse gesto tenha uma postura levemente projetada para dentro e cabeça levemente caída apontada para baixo. O aperto de mão de submissão não é recomendado caso você esteja em uma posição de liderança ou esteja tentando negociar de igual pra igual com alguém da mesma hierarquia ou mesmo status que você.

O terceiro tipo é o de DUAS MÃOS, você já deve ter passado por isso, a pessoa aperta uma mão e com a outra vai por cima das mãos ou no braço e até mesmo no ombro, esse aperto de mão tem uma ideia geral de tentar transmitir uma certa conexão empática das pessoas, como se o toque ali demonstrasse um certo nível de empatia. Porém, dependendo da intensidade desse toque, se a pessoa pega com a outra mão com muita força, ou aperta muito forte e até mesmo usa a outra mão pra te puxar pra perto dela também se ela coloca a outra mão com a palma virada pra baixo, pode ser uma variação do aperto de mão de superioridade, de dominação. Portanto, fique muito atento com pessoas que tendem usar esse aperto de mão com frequência, quando ela te conhece ela pode estar querendo passar uma sensação de superioridade, lembrando que temos que olhar sempre o contexto.

O quarto tipo é o QUEBRA OSSOS, você com certeza já deve ter apertado a mão de uma pessoa e ela quase quebrou seus ossos quando apertou de tão forte e aí você achou que a pessoa te odiava. O aperto de mão quebra ossos é um tipo de aperto que é feito com muita intensidade, mas segundo alguns pesquisadores, ao invés de estar totalmente associado com uma sensação de superioridade o aperto de mão quebra ossos, geralmente está associado a uma sensação de inferioridade como se a pessoa se sentisse fraca ou inferior à você e pra compensar essa sensação ela apertasse a sua mão com mais força para “esconder “ uma fraqueza que ela sente em relação a sua pessoa.

O quinto tipo é o DESINTERESSADO, também conhecido como ponta dos dedos. Que é quando uma pessoa aperta sua mão, te cumprimenta quase que não tocando em você ou tocando apenas na ponta dos seus dedos, geralmente é quando a palma da mão da outra pessoa não encosta na sua, é quase como se ela estivesse com nojo de tocar sua mão inteira ou como você estivesse infectado e ela pegasse só de levinho pra não encostar muito. Como o nome sugere  além desse aperto de mão demonstrar que a pessoa não tem muito interesse em você, se ela realizar esse aperto de mão bem rápido e soltar imediatamente a mão e nem mesmo lhe dirigir um olhar enquanto cumprimenta, geralmente ela quer dizer que não está interessado em você e nada do que você quer lhe transmitir, bem como quer que você se afaste dela.

Bem pessoal, esses são os principais tipos de apertos de mão e seus possíveis significados que vivenciamos por aí afora. Obrigado por ter lido até aqui.

Transcrição – Equipe Metaforando

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Blog